quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Dia Internacional da Língua Materna - 21 de fevereiro



O Dia Internacional da Língua Materna foi criado na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1999, e posteriormente reconhecida pela ONU em 15 de fevereiro de 2002, através da Resolução 56/262 da Assembleia Geral.

O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro com o objetivo de proteger, promover e preservar todas as línguas faladas pelos povos em todo o Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.

O português é a língua oficial de nove países — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste — distribuídos por quatro continentes: Europa, América, África e Ásia.
Atualmente, é a quinta língua mais falada no mundo, contando com mais de 260 milhões de falantes, o que evidencia a sua importância cultural, histórica e social à escala global.

Assinalamos o Dia Internacional da Língua Materna como forma de reconhecer o património cultural e linguístico dos vários povos do mundo, mas simultaneamente para  sensibilizar para a tolerância, o respeito pelos outros.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Internacional da Língua Materna - 21 de fevereiro

O Dia Internacional da Língua Materna  foi criado na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a ...